Descubra o caminho para buscar performance
61% dos profissionais acreditam que as empresas os preparam para o futuro do trabalho, segundo pesquisa da consultoria Mercer.
Será que hoje, isso realmente acontece?
A pesquisa mostra que há enormes discrepâncias entre as competências consideradas mais importantes e as que de fato estão sendo desenvolvidas dentro das organizações.
Não é novidade para nenhum profissional, que a crise da covid-19 transformou o mundo do trabalho, assim como tudo o que nele existe, adiantando algumas tendências como o home office e acelerando o avanço da tecnologia, bem como a preocupação com a saúde mental etc.
A pesquisa foi realizada com mais de 7.300 pessoas em 34 países e mostrou exatamente que 61% dos colaboradores confiam em seus líderes e organizações para prepará-los para o futuro do trabalho.
34% desses profissionais acreditam que seus empregos serão substituídos em 3 anos, mas 55% confiam que sua empresa possa qualificá-lo para mantê-lo ativo no mercado.
E você, acredita que sua empresa está proporcionando o desenvolvimento das habilidades certas para o mercado atual e te preparando para o futuro do trabalho?
Se é líder, empresário, empreendedor, está contribuindo com o desenvolvimento da sua equipe fortalecendo as habilidades mais essenciais da atualidade?
No artigo de hoje, quero te trazer algumas reflexões sobre as habilidades mais essenciais no presente e ajudá-lo a refletir em que patamar de desenvolvimento você, seu time ou sua empresa se encontram.
1º passo: trabalhe o autoconhecimento e identifique seus gaps
Já faz tempo que empresas e organizações encontram dificuldades na hora da contratação, sendo assertivas na escolha de profissionais que vão de fato contribuir com a empresa e vice-versa.
Segundo a Page Personnel, empresa de consultoria de recrutamento, 90%profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental, ou seja, as contratações dos candidatos são feitas pelas capacidades técnicas e as demissões pelas emocionais, ausência das chamadas soft skills.
De nada adianta um profissional ser competente executando tarefas e criando estratégias se não for capaz de lidar com pressão, fazer a gestão de conflitos, se comunicar adequadamente etc.
Por isso, tudo começa com o autoconhecimento.
No início da pandemia surgiram milhares de cursos e workshops técnicos, disponíveis para quem quisesse acessar, mas, é a habilidade de conhecer a si mesmo que faz toda a diferença para alguém identificar seus pontos fracos, limitações, bem como os fortes.
Pois o autoconhecimento nos ajuda a ter consciência de quem somos, a mudar determinados comportamentos e evoluir em outros, e só depois, buscar as tão sonhadas soft skills para se manter no mercado.
2º passo: aproveite o momento
Evoluímos 12 anos em 12 meses, afirmam alguns especialistas das mais diversas áreas como tecnologia e inovação.
A quarentena trouxe malefícios, assim como benefícios, e foi uma ótima oportunidade para repensar a vida e carreira, e é exatamente o que estamos fazendo agora.
Algumas pessoas cruzaram os braços e estão esperando tudo isso passar para a vida voltar “ao normal”, outras, estão aproveitando cada oportunidade de desenvolvimento para evoluírem, sendo oportunistas no sentido mais positivo.
Elas, com certeza, estarão léguas à frente daqueles que estão assistindo a tudo de braços cruzados.
Meu intuito não é romantizar tudo o que vivemos e ainda estamos vivendo, sabemos bem que tivemos dias muito difíceis, tivemos que nos adaptar em muitos aspectos, mudamos processos, digitalizamos empresas, aderimos ao trabalho remoto, lideramos à distância, e alguns mais do que outros, convivendo e trabalhando em casas e apartamentos apertados com a família. Sem contar o esgotamento mental e emocional.
O que chamo à reflexão é: aqueles que souberam aproveitar o momento, se desenvolvendo, cresceram também 12 anos em 12 meses.
3º passo: busque as habilidades certas para o mercado atual
Se você chegou até aqui, com certeza está se perguntando, que habilidades são essas?
Quais as competências certas para o momento atual?
Sem dúvida, diversas pesquisas e estudos nos mostraram que foram e são as habilidades comportamentais e emocionais, as chamadas soft skills, que se tornaram essenciais para qualquer profissional, seja ele líder, empresário, empreendedor ou profissional liberal na atualidade.
Habilidades como:
• Orientação para resultados
• Poder de influência
• Resiliência
• Flexibilidade
• Adaptabilidade
• Autoconsciência emocional
• Gestão de conflitos
• Liderança inspiradora
• Empatia
• Inteligência Emocional
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Vemos-nos na próxima semana!
Um abraço,
Paulo Alvarenga (P.A.)
CEO & Founder da Mastersoul