Descubra como desenvolver as competências do futuro
Quando foi a última vez que você adquiriu uma habilidade nova?
Você sabia que 65% dos brasileiros acreditam que suas habilidades e
competências sócio-emocionais estão em risco, desatualizadas e
ultrapassadas de 3 a 5 anos?
Uma pesquisa feita com trabalhadores do mundo inteiro mostrou que nós,
brasileiros, somos os mais pessimistas em relação às nossas próprias
habilidades.
E, quando o cenário é de crise, eles se sentem ainda mais ameaçados.
Outra pesquisa divulgada pela Page Personnel mostrou que, 9 em cada 10
profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo
comportamental.
Ou seja, há Q.I (quociente de inteligência), mas falta Q.E. (quociente
emocional).
90% desses colaboradores são demitidos das empresas por condutas
inesperadas ou inadequadas.
Uma pesquisa recente da revista Você RH só reafirma esse cenário.
Divulgada em outubro deste ano, ela mostrou que 52% das empresas
encontram dificuldades para recrutar devido à falta de competências, ou
seja, a maioria dos profissionais não estão preparados.
Além de entenderem que essas habilidades ultrapassadas não serão
importantes para o futuro, outro medo que permeia os pensamentos dos
brasileiros é o da demissão.
55% deles acreditam que a chance de demissão por falta de alguma
competência importante é maior do que a recolocação dentro do mercado.
O mundo mudou, e a aceleração digital que vivemos exigiu de todos nós um
rápido poder de aprendizagem e adaptação, assim como o desenvolvimento de
certas habilidades, chamadas de soft skills, ou, competências do futuro:
Adaptabilidade e flexibilidade, autoconsciência, autocontrole, foco em
resultados, perspectiva positiva, consciência organizacional, gestão de
conflitos, influência, liderança inspiradoras..
Aqueles que não conseguirem acompanhar as mudanças com eficiência, pela
ausência dessas competências, estarão mais propensos a um trabalho
estressante..
Portanto, de que adianta ter apenas um currículo tecnicamente extraordinário,
ter estudado nas melhores universidades e feito os melhores cursos, se você
não desenvolveu nenhuma habilidade sócio-emocional?
O mundo mudou! E o ambiente profissional também!
Os profissionais bem-sucedidos são aqueles capazes de usar a Inteligência
Emocional para equilibrar a performance nas 8 áreas da vida e ter sucesso em
seus objetivos.
A Inteligência Emocional é a competência mais valorizada pelos líderes no
Brasil, a mais requisitada no mercado de trabalho e a principal competência do
futuro!
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Paulo Alvarenga (P.A.)
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