Você sabe qual é o maior segredo para ter uma liderança de sucesso?
Esse é um questionamento que deveria habitar a cabeça de todo indivíduo que deseja deixar a sua marca no mundo como líder e que almeja se tornar um líder inspirador.
Afinal de contas, em uma liderança somente duas coisas importam:
- um líder existe para facilitar a vida do seu time, e não o contrário
- um time sem um bom líder está a mercê do fracasso, assim como o oposto também é verdadeiro, um líder focado em si mesmo ou apenas em resultados leva à equipe ao insucesso
Por isso, há mais de 20 anos atuando no mundo corporativo com o desenvolvimento de CEOs, líderes, empresários e profissionais de RH, por meio de mentorias e team buildings, me deparei com todo tipo de liderança e, consegui mapear e identificar qual é a competência que promove o sucesso de líderes, times e organizações.
Sem rodeios e sem receio, posso afirmar que o segredo de uma liderança de sucesso está apoiada na competência da Inteligência Emocional.
Ou, no equilíbrio entre a Inteligência Analítica, popularmente chamada de Q.I, e a Inteligência Emocional (I.E.), que compreende um conjunto de habilidades sócio-emocionais.
Muitos confundem inteligência emocional com um estado de apatia. E ao longo do tempo ela se tornou algo pejorativo. Dessa forma, pressupõe-se que essa competência é apenas sinônimo de gentileza e cordialidade.
Mas e quando os líderes são:
- assertivos e conseguem comunicar o que pensam
- têm foco em resultados
- são produtivos e levam às equipes a alta performance
- conseguem se adaptar a cenários diferentes
- conduzir conversas difíceis
- serem inspiradores
Isso não é obra do acaso, são reflexos da inteligência emocional , que vem sendo bombardeada por alguns ambientes e setores.
Um bom líder emociona-se, participa, comemora, lamenta, critica e felicita. Bons líderes não são máquinas incapazes de reagir aos estímulos e acontecimentos.
O líder que tem inteligência emocional manifesta emoções e sentimentos, mas é aquele capaz de gerenciá-los e usá-los em prol da produtividade, do bem da equipe e de resultados melhores.
Líderes com inteligência emocional sentem medo, mas encontram maneiras de superá-lo junto com o time. Os que não acreditam nessa competência, geralmente são aqueles que escondem o medo debaixo do tapete e tentam transferir a eles a responsabilidade que temem assumir.
Líderes emocionalmente inteligentes sabem sentir e gerenciar suas emoções de forma positiva.
Aprimorar a Inteligência Emocional é fundamental para o seu papel como líder.
E para as organizações, incentivar o desenvolvimento dessa competência entre seus colaboradores resulta na aceleração e crescimento da própria empresa.
Já presenciei muitos líderes com ótimos currículos e com níveis de Q.I acima da média, mas engatinhando no que dizia respeito a Inteligência Emocional.
Líderes que buscam o sucesso e a alta performance precisam assimilar que, desenvolver essas competências exige tanto comprometimento quanto o desenvolvimento de habilidades técnicas.
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Um abraço e até a próxima semana,
Paulo Alvarenga (P.A.)
CEO & Founder da Mastersoul