Líder: a competência que falta para impulsionar o seu sucesso está aqui

Você sabe qual é o maior segredo para ter uma liderança de sucesso?

Esse é um questionamento que deveria habitar a cabeça de todo indivíduo que deseja deixar a sua marca no mundo como líder e que almeja se tornar um líder inspirador.

Afinal de contas, em uma liderança somente duas coisas importam:

  • um líder existe para facilitar a vida do seu time, e não o contrário
  • um time sem um bom líder está a mercê do fracasso, assim como o oposto também é verdadeiro, um líder focado em si mesmo ou apenas em resultados leva à equipe ao insucesso

Por isso, há mais de 20 anos atuando no mundo corporativo com o desenvolvimento de CEOs, líderes, empresários e profissionais de RH, por meio de mentorias e team buildings, me deparei com todo tipo de liderança e, consegui mapear e identificar qual é a competência que promove o sucesso de líderes, times e organizações.

Sem rodeios e sem receio, posso afirmar que o segredo de uma liderança de sucesso está apoiada na competência da Inteligência Emocional.

Ou, no equilíbrio entre a Inteligência Analítica, popularmente chamada de Q.I, e a Inteligência Emocional (I.E.), que compreende um conjunto de habilidades sócio-emocionais.

Muitos confundem inteligência emocional com um estado de apatia. E ao longo do tempo ela se tornou algo pejorativo. Dessa forma, pressupõe-se que essa competência é apenas sinônimo de gentileza e cordialidade.

Mas e quando os líderes são:

  • assertivos e conseguem comunicar o que pensam
  • têm foco em resultados
  • são produtivos e levam às equipes a alta performance
  • conseguem se adaptar a cenários diferentes
  • conduzir conversas difíceis
  • serem inspiradores

Isso não é obra do acaso, são reflexos da inteligência emocional , que vem sendo bombardeada por alguns ambientes e setores.

Um bom líder emociona-se, participa, comemora, lamenta, critica e felicita. Bons líderes não são máquinas incapazes de reagir aos estímulos e acontecimentos.

O líder que tem inteligência emocional manifesta emoções e sentimentos, mas é aquele capaz de gerenciá-los e usá-los em prol da produtividade, do bem da equipe e de resultados melhores.

Líderes com inteligência emocional sentem medo, mas encontram maneiras de superá-lo junto com o time. Os que não acreditam nessa competência, geralmente são aqueles que escondem o medo debaixo do tapete e tentam transferir a eles a responsabilidade que temem assumir.

Líderes emocionalmente inteligentes sabem sentir e gerenciar suas emoções de forma positiva.

Aprimorar a Inteligência Emocional é fundamental para o seu papel como líder.

E para as organizações, incentivar o desenvolvimento dessa competência entre seus colaboradores resulta na aceleração e crescimento da própria empresa.

Já presenciei muitos líderes com ótimos currículos e com níveis de Q.I acima da média, mas engatinhando no que dizia respeito a Inteligência Emocional.

Líderes que buscam o sucesso e a alta performance precisam assimilar que, desenvolver essas competências exige tanto comprometimento quanto o desenvolvimento de habilidades técnicas.

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Um abraço e até a próxima semana,

Paulo Alvarenga (P.A.)

CEO & Founder da Mastersoul