Harmonização ou desarmonização facial?

Levy Nunes:

– Mestre em Fisiologia Oral FOP UNICAMP

– Doutor em Cirurgia UNESP FMB Botucatu

– PhD em Cirurgia UNESP FMB Botucatu

– Especialista em CTBMF FOP Unicamp

– Especialista em Harmonização Oro Facial

–  Prof. Coordenador da Especialização em HOF Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas

–  Prof. Coordenador da Especialização em HOF Faculdade São Leopoldo Mandic SP

– Prof de HOF  – Universidade de Nova York NYU

– Prof de HOF Universidade de Lisboa

– Prof Vice-Coodenador de Harmonização Oro Facial USP Fundecto

 

Ana Paula Moro Quinteiro:

– Cirurgiã Dentista

– Mestre em Odontologia SLMandic

– Especialista Implantodontia Facsete

-Especialista em Harmonização Oro Facial Funorte

– Residente em CTBMF Unifenas

– Professora em HOF Instituto Levy Nunes

 

 

Fizemos uma procura no Google Trends dia   07/06/2021 pela palavra ¨Harmonização Facial¨, que verifica um dos assuntos mais procurados entre os usuários na rede. A busca cresceu 2400% em 12 meses, evidenciando sua popularização.

https://trends.google.com.br/trends/explore?geo=BR&q=Harmonização%20facial

 

Até alguns anos, o rejuvenescimento facial só era possível por meio de procedimentos invasivos e cirúrgicos com alto custo e tempo de recuperação grande. Com os avanços da tecnologia, surgiram técnicas na área estética realizadas de forma rápida, indolor e efeito prolongado, sendo que alguns procedimentos são, inclusive, reversíveis. É uma tendência que veio para ficar! ¨Esses procedimentos estéticos podem ser combinados ou realizados individualmente para melhorar a harmonia e rejuvenescimento da face e reúnem um conjunto de técnicas: a aplicação de preenchedores (como o ácido hialurônico, no qual é possível remodelar partes do rosto), a  toxina botulínica (que ameniza rugas de expressão ao bloquear o movimento do músculo), os bioestimuladores ( que estimulam a produção de colágeno na região aplicada), os fios de tração facial (método de suspensão dos tecidos da face), entre outros¨explica o Dr Levy Nunes.

A harmonização facial, gerando para o paciente resultados positivos ou negativos, acaba trazendo alterações do psicológico e impactos na vida social, profissional e pessoal.

Alguns exemplos podem levar à um resultado negativo:

– Se inspirar na aparência de outra pessoa

-Não respeitar as características individuais de cada face e tentar enquadrar em um padrão de beleza

– O resultado exagerado, quando o profissional abusa na quantidade de produtos gerando um aspecto artificial

-Deixar a face do paciente dentro de proporções consideradas ideais.

A Dra Ana Paula frisa que ¨este último fator citado pode, inclusive, deixar as faces padronizadas e sem a característica individual. Podemos afirmar que existem Erros de conceito¨.

¨Optamos por produtos temporários e reversíveis¨, relata o Professor em Harmonização Orofacial Dr. Levy Nunes. Alguns procedimentos podem ser retratados à fim de se chegar num resultado melhor, outros dependem do tempo de ação do medicamento para sua absorção pelo organismo!

O Dr Levy Nunes reforça que ¨importante são as pessoas que querem buscar esses procedimentos, escolherem profissionais que tenham qualificação adequada para tal, pois, para ser atingido um resultado de naturalidade, o mesmo deve ter muito conhecimento e experiência¨.