Microfranquia opta por crescimento sustentável e análise criteriosa de novo franqueado
Com a mudança no cenário político econômico que o Brasil teve no final de 2018 os empreendedores ficaram mais otimistas e o ano abre com projeções positivas para a franquia de treinamento cognitivo, Ginástica do Cérebro, a marca que mesmo com as instabilidades do país conseguiu crescer em torno de 30%, no último ano e fechou 2018 com 22 unidades para 2019 a previsão é fechar com no mínimo 35 novas operações. Segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) apesar do ano passado ter sido desafiador por problemas macroeconômicos o franchising mais uma vez, se mostrou forte e cresceu em torno de 5% em número de unidades. O que mostra que a rede de treinamento cognitivo está acima da média de crescimento comparada ao dado macro do setor.
Para a CEO da Ginástica do Cérebro, Nadia Benitez, o crescimento da rede tem se dado de forma moderada, mas muito calculado e sólido, sempre procuramos analisar bem o perfil de cada franqueado entender as expectativas, qual é o foco do investidor que nos procura a fim de ter seu próprio negócio “não acreditamos em expansão por expansão procuramos pessoas que tenham sinergia com nosso negócio e que estejam dispostas a pagar o preço do crescimento sem desistir no primeiro obstáculo, porque sabemos que empreender no Brasil é árduo tem que insistir”, complementa a executiva.
A Ginástica do Cérebro é uma microfranquia, e o fato do investimento ser baixo e do processo de implementação ser razoavelmente simples constantemente atrai novos empreendedores, mesmo assim, a rede tem procurado fazer análises bem criteriosas dos empreendedores mesmo os que procuram a marca com o investimento do capital inicial em mãos passam pelos mesmos processos de análise. Segundo Nadia, alguns empreendedores possuem o capital necessário para abertura, mas durante uma conversa inicial já demonstram claramente que ainda não estão preparados para ter seu próprio negócio e por essa razão, nós como franqueadora conseguimos demonstrar a necessidade de amadurecer melhor a ideia. Essa iniciativa tem feito com que os franqueados que estão ingressando na rede estejam mais preparados e entendam que mesmo no caso de uma franquia o ponto de equilíbrio não vem no primeiro mês, somos o norte, oferecemos todo o suporte para a melhor diretriz, mas temos consciência que o perfil do empreendedor é o que fará o sucesso da operação independente da sua região de abertura.
A CEO conta que em 2018 a rede apostou alto na inovação de todo o material pedagógico, estamos muito otimistas com as perspectivas econômicas para 2019 e focamos em inovação para atender essa nova demanda também revisamos todas as apostilas e direcionamos atividades para um nicho que mais tem crescido no Brasil que é o da terceira idade. Agora temos o material direcionado para pessoas acima de 60 anos.
Sobre
A Ginástica do Cérebro, com sede em Foz do Iguaçu, foi criada pela psicopedagoga e especialista em neuropedagogia Nadia Benitez com o apoio do seu marido Rafael Minozzo desde 2012. O Curso da Ginástica do Cérebro tem o objetivo de potencializar as capacidades cognitivas e emocionais de todas as pessoas, em qualquer faixa etária, com ou sem problemas relacionados à aprendizagem, especialmente destinada à área de lógica matemática por meio do uso do soroban que é exclusivamente fabricado no Brasil pela empresa. Apresenta um destaque especial no trabalho com crianças não-alfabetizadas, que promove um apoio na fase mais importante da vida da criança: alfabetização. A neuroaprendizagem busca promover uma maior capacidade de memória, concentração, atenção, ampliação da velocidade de raciocínio, através de jogos modernos de 2ª geração, material desenvolvido especialmente para o curso, além de apresentar atendimento empresarial, escolar, palestras e a festas.