2021 nada se parece com o ano velho. A pandemia mudou as formas de nos socializar, estudar, consumir, de lazer e, quase nada é mais parecido com um ano atrás.
E, sem sombra de dúvida, o mercado de trabalho também acompanhou essas inúmeras mudanças. As lideranças de RH, assim como as de outros setores, tiveram que se reinventar rapidamente para dar apoio e suporte à empresa.
Mas, será que esse novo modelo praticado durante a pandemia veio para ficar?
Uma pesquisa realizada pela Gartner Institute mostrou que as prioridades do setor para 2021 é desenvolver novas competências e habilidades, apontado como a maior meta por 68% dos líderes entrevistados.
Esses dados refletem o cenário provocado pela pandemia.
Com o avanço da transformação digital nas empresas, ficou ainda mais evidente a necessidade de cada colaborador desenvolver novas habilidades comportamentais.
Mesmo com o “boom” da inteligência artificial e o avanço da tecnologia, as competências sócio-emocionais e comportamentais continuarão em alta, exatamente porque robôs e máquinas não podem desempenhar algumas funções.
É por isso que todo líder de RH precisa estar atento às principais habilidades comportamentais valorizadas para 2021. Algumas delas são:
- Inteligência Emocional
- Aprendizagem ágil
- Adaptabilidade
- Liderança
- Pensamento crítico
- Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional é aquela competência que o ajuda a entrar em sintonia com as suas emoções, e ajustar seu comportamento, ou seja, escolher o que você quer sentir diante das situações negativas ou positivas.
Durante muito tempo ela foi subestimada por líderes e organizações, hoje, porém, é uma das habilidades mais importantes da atualidade.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2022, 75 milhões de postos de trabalho irão exigir cada vez mais habilidades comportamentais, e a inteligência emocional é a principal delas.
Ela veio para facilitar o desenvolvimento profissional, visto que profissionais com essa habilidade sabem gerenciar melhor suas emoções.
- Aprendizagem ágil
O aprender a aprender é uma das habilidades mais faladas nos últimos tempos, e isso se tornou mais evidente ao longo de 2020.
Em um mundo de constante transformação, parar no tempo não é aceitável quando o assunto é desenvolvimento.
A tecnologia vai acelerar ainda mais essas mudanças, se ontem era necessário uma habilidade X, amanhã já será outra. Por esse motivo, pessoas interessadas em aprender geralmente se desenvolvem de forma rápida e trazem inovação para a empresa.
Sem pestanejar, essa é uma competência importante não só para a atualidade, mas também para o futuro, já que a procura é cada vez maior, devido a velocidade com a qual as tecnologias avançam.
- Adaptabilidade
Líderes e colaboradores terão de ser ágeis e cultivar a capacidade de celebrar as mudanças. É isso mesmo, você não leu errado, é exatamente cultivar mudanças.
A adaptabilidade é a competência crucial para que as constantes mudanças não sejam vistas como um fardo, mas como uma oportunidade de desenvolvimento.
Mas tenha cuidado. Adaptabilidade não é resiliência a qualquer custo. Ano passado, por diversas vezes, ouvi relatos dessa confusão, trazendo prejuízos à saúde mental de colaboradores e líderes.
- Liderança
Independente de quão avançada seja a transformação digital em sua organização, assim como a automação de processos dentro das atividades, ainda sim o recurso mais valioso de uma empresa é o capital humano.
Para equilibrar a balança entre gestão de pessoas e resultados, é preciso contar com líderes inspiradores.
Não se pode ter uma equipe em fase de “Síndrome Apaixonada”, em que o único aspecto importante são as relações interpessoais, assim como não se pode construir um ambiente psicologicamente tóxico, em que apenas resultados importam.
Várias competências formam um ótimo líder, mas é preciso que cada um busque equilíbrio para liderar e também saiba qual é seu estilo de gestão.
- Pensamento crítico
Qual é a habilidade necessária para tomar decisões rápidas?
Pensamento crítico.
É imprescindível que cada profissional dentro de uma equipe seja capaz de avaliar possíveis problemas e tomar a melhor atitude para resolvê-los.
O pensamento crítico reduz a chance de erros.
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Um abraço,
Paulo Alvarenga (P.A.)
CEO & Founder da Mastersoul