Fibras colaboram para que somente as substâncias necessárias sejam absorvidas pelo intestino, eliminando o excesso de glicose e colesterol, ajudando na manutenção da microbiota intestinal, estimulando o trânsito intestinal, entre outros benefícios.
Em média, a recomendação é consumir cerca de 15 g de fibra para cada 1000 kcal ingeridas, juntamente com pelo menos 2 litros de água por dia.
Para aumentar o consumo diário de fibras, habitue-se a comer frutas in natura, pois os sucos não têm tantas fibras, Algumas boas opções são o abacate, banana, laranja com o bagaço, maçã com casca, manga, além de verduras, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, cereais matinais, agrião, alface, abóbora, brócolis, couve, espinafre, entre muitas outras.
Gérmen de trigo, linhaça, chia, quinoa e aveia também são ótimas fontes de fibras e combinam super bem com saladas, sucos e iogurtes naturais.
Dê preferência também aos pães, massas e farinhas em suas versões integrais, que contêm mais fibras do que as versões tradicionais.
Cascas das frutas e de vegetais também são muito ricas em fibras! Lave-as bem e use-as com criatividade em saladas, no arroz, em molhos, recheios de massas e como acompanhamento.
Fale com um nutricionista para receber sugestões de acordo com suas preferências e que ofereçam a você os muitos benefícios das fibras alimentares!
—