Assim como o corpo humano, o carro dá sinais de que algo não vai bem; saiba como identificar uma embreagem ruim e como preservá-la. É comum que antes de um componente automotivo apresentar problemas, ele dê sinais, mesmo que sutis. A embreagem é um elemento essencial para o funcionamento de carros com câmbio manual, é a partir dela que o veículo sai da inércia, freia e troca de marcha. Portanto, uma falha nessa peça pode ocasionar acidentes fatais. Portanto, a atenção aos detalhes é a melhor forma de antecipar um problema maior. Conheça os 5 sinais que o carro apresenta quando está com a embreagem ruim.
O que é a embreagem?
Antes de identificar os alertas que o carro dá quando há problemas na embreagem, é preciso ter clareza do funcionamento desse componente. Sua principal função é interromper ou acionar o funcionamento do motor, fazendo isso acoplando e desacoplando o motor do câmbio (dispositivos de engrenagens que regulam a velocidade do automóvel).
Em outras palavras, a embreagem é a peça responsável por transmitir a força do motor para o câmbio. Pois, para que o carro mude de velocidade, é preciso interromper o motor e a conexão entre as engrenagens.
Como saber que a embreagem está ruim?
Existem diferentes maneiras de identificar o mau funcionamento de uma embreagem. Veja!
Barulho
No geral, a embreagem não faz barulho. Se ao acionar o pedal, um chiado ou estalo surgir, pode se tratar de um problema na lubrificação do rolamento, mas o problema pode chegar no câmbio. A única forma de resolver, nesse caso, é trocando o rolamento com um mecânico. Mas lembre-se que barulho também pode ser só sinal que a marcha está errada.
Rigidez
Um pedal duro é causado por tensão excessiva, folga nos cilindros, cabo desregulado ou a mola pode ter perdido a flexibilidade. Além disso, quando o pedal está enrijecido, dirigir fica muito mais cansativo.
Trepidação
Muitos tremores no pedal também é indicador de problemas na embreagem, indicando tanto desgastes nos suportes da transmissão quanto nos discos.
Câmbio fantasma
Se acontecer da alavanca voltar ao ponto morto sozinha, pode ser sinal que o trambulador de marcha esteja estragado, impossibilitando a mudança de marcha.
Patinação
A patinação acontece quando o motor roda, mas o carro não sai do lugar ou não acelera. Isso indica que a embreagem não está conseguindo acoplar o motor ao câmbio. É como se o carro perdesse a força em uma subida. Nessa situação, é comum também a exalação de cheiro de queimado.
O que desgasta a embreagem?
Dificilmente a embreagem se desgastou por si só. A forma de conduzir influencia a conservação e a durabilidade do dispositivo. Carros que rodam mais dentro da cidade tendem a ter mais problemas na embreagem, pois são submetidos a mais trocas de marcha e freadas. Enquanto na estrada, não é tão acionada.
Para preservar o sistema de embreagem, alguns cuidados são importantes:
- Saiba a hora de trocar de marcha – trocar a marcha sem necessidade desgasta o componente;
- Não mantenha o carro parado com a embreagem – essa ação só deve ser feita em ladeiras, mas não deve se tornar um hábito no trânsito normal;
- Descansar o pé no pedal – apoiar o pé na embreagem a aciona sem necessidade e desgasta-o prematuramente;
- Reduzir marcha lentamente – se for reduzir a marcha, faça isso de uma por uma ao invés de ir direto;
- Soltar a embreagem rapidamente – costuma-se fazer isso ao acelerar demais, nas famosas “arrancadas”, porém o atrito pode romper as ligações e queimar o sistema.
A manutenção da embreagem deve ser feita somente quando apresentar um sinal de problema, porém, é importante fazer as revisões de rotina, na quilometragem correta.