Temperos são como a assinatura de quem prepara um bom prato. E, somado a isto, temperos podem acrescentar à receita vários benefícios para a saúde.
O sal por exemplo, é o mais universal dos temperos, e pode ser consumido com moderação.
Use também os temperos naturais, que dão um toque especial a qualquer receita e costumam ser muito saudáveis. O alho e a cebola por exemplo, sao um poderoso aliado da saúde, tem funções anti-inflamatórias e ainda ajuda a controlar o colesterol.
O orégano e o manjericão fortalecem o sistema imunológico, por terem propriedades antioxidantes. A cebolinha e a salsinha podem ser cultivadas em hortas caseiras, são fontes de minerais e boas no combate à hipertensão arterial.
A pimenta possui capsaicina, que lhe confere sua ardência e ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue, acelerando o metabolismo e, por consequência, auxiliando no emagrecimento.
Existem também outras muitas opções como o gengibre, o cominho, o coentro e a cúrcuma; o alecrim, o açafrão da terra, o tomilho e a sálvia; o endro (ou dill, como também é conhecido), a mostarda e o estragão. E frutas, como o limão e a laranja.
Os temperos são muitos, são versáteis e, em geral, pouco calóricos. Solte a imaginação e use sua criatividade para acrescentar ainda mais sabor e saúde a cada prato!
—