Nos dias atuais, o contato humano nunca foi tão importante. Em tempos de inteligência artificial, todos nós queremos ser recebidos com cordialidade simpatia e respeito quanto as nossas aflições, em qualquer ambiente.
Ações de humanização na qualidade de atendimento visam a capacitação de nossas potencialidades de comunicação interpessoal. Fazer o paciente, o cliente sentir-se bem acolhido é premissa fundamental para evitar falhas de comunicação e conflitos, por conseguinte.
Na comunicação empática, praticada pelo ser humano, temos a capacidade de interpretar o estado emocional de nosso intercomunicador.
Como nos sentimos acolhidos logo no primeiro contato? Nosso cérebro leva menos de 4 segundos para classificar alguém em confiável ou não. Ele detecta sinais subliminares, como expressões faciais, linguagem corporal, aromas, tons de voz, timbres, faz uma análise em todo o seu banco de dados e relaciona todas essas percepções e te diz se você já se deu bem ou mal em situações parecidas, vividas anteriormente.
Todos esse fatores sensoriais é que nos fazem perceber uma pessoa ou situação como acolhedora ou não.
Todo ser humano necessita de reconhecimento de seus esforços e de seus êxitos. Nosso centro de prazer é estimulado quando percebemos este reconhecimento por parte de outras pessoas. É a afirmação de que estamos no caminho certo. Podemos nos sentir acolhidos desde a impressão visual que temos ao adentrar em um recinto, ou a música ambiente, e principalmente com nossa percepção do respeito de outrem, para conosco.
Atualmente, os treinamentos a melhora da qualidade de atendimento através das rotinas de comunicação não violenta e produtiva fazem toda a diferença tanto na vida das pessoas que os exerce, quanto naquelas que são alvo deste tratamento pessoal e diferenciado. É a política de tratamento centrado na pessoa, seu contexto e suas necessidades.
As ações mais comuns comuns que geram a sensação de acolhimento são o Sorriso, a Simpatia a Gratidão, a Paciência e a demonstração do sentimento puro de querer ajudar ao próximo. Todos reconhecemos a falta de verdade num sorriso forçado, o desrespeito de um olhar “de lado”, um tom de voz sarcástico. A comunicação empática é que nos fornece a capacidade de detectar se as palavras são condizentes com as ações.
Isso é o que gera confiança e diminui inclusive, os índices de judicialização, frente a um conflito institucional ou interpessoal. Num mundo que ruma para que sejamos apenas mais um número, vencerá a concorrência quem demonstrar respeito por quem somos e nossa trajetória.
Num ambiente feliz, feito de compreensão mútua e acolhimento, toda a produtividade é maior, num motor bem lubrificado.
A liderança humanística tem como objetivo, fundamentar esse clima levando ao todo, uma percepção maior de propósitos e assim, aumentos importantes na produtividade pessoal e corporativa.