Coach de mães dá dicas para mulheres que sonham com o empreendedorismo e muitas vezes não conseguem conciliá-lo com a atenção aos filhos
As mulheres chegaram a um patamar atual de não só apenas precisar trabalhar: a profissão também é uma maneira de sentir orgulho de si mesma.
E muitas, com a chegada da maternidade, recorrem ao empreendedorismo com a ideia de ter mais tempo para os pimpolhos. Mas será que essa é uma tarefa fácil?
Isabela Cotian, psicóloga e coach de mães, ressalta que suas pacientes sempre buscam um novo ofício para conseguirem acompanhar os filhos.
“Algumas vezes, a mulher também acaba perdendo a conexão com o trabalho que desempenhava antes da maternidade, e busca uma carreira com mais propósito”, explica.
Poder ver andar, o nascimento dos dentinhos, os primeiros passos, levar e buscar na escola, participar das atividades do dia a dia, sentir um abraço e ver seu sorriso, fazer registro de tudo e brincar são alguns dos motivos que fazem com que as mamães optem por novos horizontes profissionais.
E é nesse contexto que entra o empreendedorismo.
“Com certeza, ao empreender, a mulher consegue definir melhor a rotina, ter horários mais flexíveis e autonomia. O fato de poder estar perto do filho e participar das atividades diárias dele são os maiores motivadores”, confirma.
Como conciliar o empreendedorismo à vida de mãe?
Isabela ressalta que é preciso ter foco.
“Isso se consegue definindo prioridades, sendo assertiva e produtiva, além de criando ao invés de se ocupando”.
Ela aconselha que as mulheres tenham presença quando estão com os filhos, realmente se conectando a eles ao invés de estar no celular ou até mesmo pensando em outras coisas do trabalho.
“Quando se está em família, realmente ela deve curtir esse momento. E quando está trabalhando, focar nas responsabilidades e resultados profissionais, sabendo delegar ou pedir ajuda quando necessário”, ressalta a psicóloga.
Trabalhar em casa é sinônimo de estar na ativa 24 horas?
A coach de mães salienta que é importante estabelecer uma rotina de blocos. E como seria isso?
“É quando cada dia da semana tem um bloco específico de cada área, como, por exemplo, na parte da manhã atividades com o filho, depois com a casa, e na parte da tarde as atividades profissionais. Agrupar as atividades de cada bloco específico faz ser assertiva, começando e terminando cada atividade dentro do tempo pré-estabelecido para aquele bloco”, esclarece.
Dicas para empreender e ter sucesso!
Isabela separou 10 sugestões para que não só as mulheres que sejam mães, mas todas, tenham mais êxito em sua jornada empresarial.
- Trabalhe com o que você ama. Mesmo trabalhando muito mais, você se sentirá realizada;
- Analise o mercado e a concorrência;
- Tenha um propósito inabalável e saiba exatamente o porquê você quer empreender;
- Faça um planejamento detalhado;
- Avalie quando exatamente você poderá investir;
- Construa uma rede de relacionamento e faça networking;
- Faça sua gestão do tempo e desenvolva sua rotina de blocos;
- Aprenda a cair e a levantar;
- Dê um passo de cada vez;
- Busque evolução pessoal permanente para você e para o seu negócio!
Serviço:
Isabela Cotian – www.isabelacotian.com